sábado, 25 de setembro de 2010

Por Que Avestruz?

Retirei do livro  Senta a Pua! essa descrição da origem do símbolo do 1º Grupo de Aviação de Caça:

"Na passagem pelo Panamá tomamos contato com a cozinha americana. De lascar! Comia-se de tudo, inclusive feijão branco com açúcar. Alguém lembrou-se do avestruz, ave que come até prego, e nós mesmos passamos a nos chamar de avestruzes.
Com esse motivo não foi difícil ao ainda capitão Fortunato Câmara de Oliveira, artista que naquele tempo ilustrava algumas revistas militares, com o traço de caricatura viva e inteligente, imaginar o avestruz guerreiro do 1º Grupo de Caça.
Foi a bordo do UST Colombie que ele nasceu . Fortunato inspirou-se na figura alegre e irrequieta de Lima Mendes, ou 'Limatão', como era conhecido desde os idos de Realengo. Fixando-se em Lima Mendes, saiu a ave famosa, hoje famosa nas Forças Armadas do Brasil.
Abaixo, a interpretação dada ao valente avestruz que nos acompanhou nos P-47 na Itália, e voa hoje na carenagem dos aviões F-5 da Base Aérea de Santa Cruz.

1. A faixa dupla verde-amarelo que circunda o avestruz simboliza o Brasil
2. O avestruz retrata a velocidade e a maneabilidade do avião de caça (na época o P-47), como também o estômago dos veteranos do 1º grupo de caça.
3. O boné, representa o piloto da FAB
4. A armadura, a robustez do Thunderbolt e a proteção ao piloto
5. O fundo azul e as estrelas, o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul em destaque
6. A pistola insinua a potência de fogo do P-47(8 metralhadoras .50, 2 bombas de 500 libras, 1 bomba de 'napalm' ou gasolina gelatinosa e 6 foguetes 105 mm)
7. A nuvem cumulo, o espaço aéreo
8. A bolota de fumaça negra e os estilhaços, a artilharia anti aérea inimiga
9. O fundo vermelho eterniza o sangue derramado pelos pilotos mortos e feridos em combate
10. A exclamação 'Senta a Pua!' é o grito de guerra dos homens que fazem parte do 1º Grupo de Caça...os de ontem e os jovens de hoje"

Nenhum comentário:

Postar um comentário