quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Senta a Pua!


Quando criança eu via a capa desse livro na estante do meu pai e ficava encantado com o desenho, imaginava uma eletrizante história em quadrinhos. Qual não foi minha decepção ao ver um monte de palavras e fotos meio apagadas.
Fui lê-lo muitos anos depois. Encontrei nele a descrição de uma epopéia muito mais incrível que qualquer capitão américa: a história de heróis de verdade, eventos reais.
Trata-se da história do primeiro grupo de aviação de caça e de sua participação brasileira na II guerra mundial, pelos olhos do brigadeiro Rui Moreira Lima. Uma descrição objetiva e sem rodeios, mas com momentos de grande emoção. Sem ufanismo bobo.
Para mim foi especialmente tocante por que meu avô foi aspirante do Senta a Pua. Morreu em 1955 em acidente aéreo e não o conheci. Meu pai pouco o conheceu, tinha 4 anos apenas.
Ontem recebi uma das pouquíssimas fotos de meu avô, em breve colocarei aqui. Por isso escrevo sobre o assunto. Meu pai também mandou uma cópia da investigação do acidente fatal. Sinto que mais de meio século após, meu avô está mais vivo hoje. Pelo menos na minha cabeça.
Recomendo: http://www.sentandoapua.com.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário